sexta-feira, 7 de março de 2008

BIOÉTICA NAS TERMELÉTRICAS

Reflexões do Catedrático do Óbvio1

* As usinas termelétricas de Santa Catarina estão provocando "chuva ácida" no Uruguai, segundo afirmou a advogada ambientalista Ana Echevenguá, que veio a Fortaleza, participar da audiência sobre uso de carvão mineral em termelétricas. Onde irá cair a chuva ácida provocada pelas duas termelétricas e pela siderúrgica, tocadas a carvão mineral, a serem instaladas no Pecém, Ceará?
Definição científica de chuva ácida: é a combinação de monóxido de carbono (CO) e dióxido de enxofre (SO2) com a água contida na atmosfera. Deste caldo, formam-se ácidos. Resultados: necrópcia das folhas e flores, prejuízo a prédios e monumentos, doenças respiratórias e da vista, dores de cabeça e mal-estar, cresce o índice de mortalidade de crianças e idosos. Fonte: Eugene P. Odum, no livro Ecologia, Rio, Ed. Guanabara, 1988, pag. 141 e 142.
* Após 15 anos de serviço, trabalhadores das minas de carvão aposentam-se. Seus corpos estão exauridos. Isso denota a gravidade da exposição ao pó do carvão mineral. Mesmo que o salário seja razoável, vale a pena? Note: não serão exploradas minas, no Ceará.
* A nuvem de poeira emitida pelas usinas termelétricas afeta a saúde da população. Em Santa Catarina, mais de 2.000 casos de pneumoconiose, só em 2006, dado do Ministério da Saúde. Eram pessoas expostas ao pó do carvão mineral. Este desenvolvimento gera emprego e mata o trabalhador. Tem ética?
* As termelétricas instaladas em Santa Catarina receberam incentivos na forma de dispensa de pagamento de impostos. As previstas para o Ceará também receberiam incentivos, se instaladas.
Resumo: o Estado deixa de recolher impostos e fica com a conta de curar os doentes...

* "Nós, cientistas, diante de um grande perigo para a humanidade e para as mais diversas formas de vida no planeta, lembramos que, no ritmo atual de emissão de gases estufa, transformaremos a Terra num ambiente radicalmente diferente, vários graus de temperatura mais quente, com oceanos mais elevados e mais ácidos, com maiores chances de eventos climáticos e meteorológicos severos, com alterações nos padrões de umidade, ventos e precipitação". (Alexandre Araújo Costa, físico, doutor em Ciências Atmosféricas, professor da Universidade Estadual do Ceará, na audiência pública na Praia do Pecém, dia 5.mar.2008) A queima de carvão mineral nas termelétricas do Ceará elevará o teor de CO2, gás de efeito estufa, na atmosfera terrestre.

1Expressão de Nélson Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário