segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A População Contra o Estaleiro no Serviluz

Os moradores não querem o estaleiro no bairro porque há a alternativa de localização no Pecém e a ameaça de deslocamento de milhares de famílias com pequenas indenizações. Além do mais, representaria um golpe no Plano Diretor de Fortaleza que estabeleceu a ZEIS - Zona Especial de Interesse Social do Serviluz, Praia do Futuro e bairro Caça e Pesca.


Uma mensagem dos moradores do Bairro Serviluz a todos.

Amigos, amigas, aliados, aliadas, cidadãos e cidadãs,
Pedimos licença para lhes dirigir esse e-mail coletivo com um apelo popular do movimento organizado do bairro Serviluz.
Se puderem, divulguem, por gentileza, entre suas listas, o manifesto do movimento organizado popular e democrático do Serviluz contra o Estaleiro no local. Que o Estaleiro vá para o Pecém, onde deve ser, e com respeito socioambiental, como planejado por vários governos, inclusive pelos atuais. No Serviluz, precisamos de investimentos públicos para reverter uma dívida social histórica que se acumula.
Agradecemos pelo apoio a essa causa pelo desenvolvimento social responsável, democrático, ecologicamente orientado e com justiça social.
4 MOTIVOS CONTRA O ESTALEIRO NO SERVILUZ
1 – Vai destruir a praia do Titanzinho. Acabará o esporte e o lazer. Acabará o porto de jangadas e botes, prejudicará a pesca artesanal. Irá poluir toda a praia do Serviluz, Praia do Futuro e Caça e Pesca, prejudicando o turismo.
2 – Expulsará milhares de famílias, com indenizações ridículas que não pagam o valor da terra. A terra do Serviluz pertence à União, que já reconheceu o direito à propriedade dos moradores, iniciando o processo de regularização.
3 – Além de não pagar o valor da terra, as indenizações só irão para quem construiu. Quem mora de aluguel ou em casa que não lhe pertence será expulso sem receber nada.
4 – Impedirá o projeto de moradia, urbanização e geração de renda voltada para o turismo e o desenvolvimento social da comunidade. O projeto já está aprovado na lei do Plano Diretor da Cidade de Fortaleza, que criou a ZEIS - Zona Especial de Interesse Social do Serviluz, Praia do Futuro e Caça e Pesca. Será feito pela Prefeitura e a comunidade, e faz parte dos investimentos para a Copa do Mundo de 2014.
Assinam este documento: Sociedade Civil e Movimentos Organizados da Comunidade do Serviluz:

ONG Serviluz Sem Fronteiras – Movimentos dos Conselhos Populares MCP – Escolinha Beneficente de Surf do Titanzinho – Escolinha de Surf Aloha – Associação dos Moradores do Serviluz – Associação dos Moradores do Titanzinho – Associação dos Moradores do Farol – Projeto Vila Mar – Missão Surfista de Cristo – Escolinha de Surf Boca do Golfinho.

Visite Bairro Serviluz em: http://serviluz.ning.com/?xg_source=msg_mes_network
Thaís Monteiro
e-mail: thaispm@gmail.com
msn: thaissolver@hotmail.com
85 8755 5935
85 4101 3514

Mediação de Saberes
cnpj: 05526650/0001-99
Rua Nogueira Acioly, 173, Centro.
cep 60 110-140

85 3253 0227
85 8879 0227

percursosurbanosblog.blogspot.com
narrativasemvoltadofogo.blogspot.com

Onde a cidade
volante nuvem
civil sonhada?
(João Cabral de Melo Neto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário