sábado, 12 de dezembro de 2009

Cadastro de Movimentos por Áreas Verdes

Estou cadastrando os movimentos sociais por áreas verdes em Fortaleza. Você pode informar aqueles de que você participa e os que apenas conhece.

Ademir Costa

Estou fazendo uma pesquisa sobre "Demandas do movimento ambiental por áreas verdes em Fortaleza". Trata-se de trabalho para o Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema). Para dar conta do "recado", no momento faço uma espécie de "Cadastro de movimentos sociais por áreas verdes" da cidade. Você pode participar, via comentário a este post. Se preferir, pode passar uma mensagem para ademircosta@ibest.com.br. Preciso saber: nome do movimento, onde fica a área reivindicada, nome das lideranças do movimento e seus contatos como telefone e e-mail.

Conforme leituras feitas até aqui, são áreas verdes públicas:
- entorno de lagoas, rios, riachos e açudes;
- espaços verdes obrigatórios dos conjuntos habitacionais;
- canteiros centrais de avenidas, suas rotatórias e seus trevos ("abas" de acesso a viadutos ou de saída deles);
- parques
- praças não impermeabilizadas.

(Chamo sua atenção para estes detalhes: as praças já impermeabilizadas são consideradas "jardins". As árvores que ficam nas calçadas também não são consideradas áreas verdes, entretanto, tais árvores fazem parte da "arborização urbana")

O resultado final do trabalho será a dissertação. Nela, vou colocar: história de cada movimento, suas lutas, dificuldades e vitórias. Sem julgamento. Desse estudo, pretendo que saiam sugestões de políticas públicas para a Prefeitura de Fortaleza, aplicáveis também em outras cidades de médio e grande portes. Serão políticas públicas para as cidades terem áreas verdes, claro. Portanto sua participação pode ser fundamental para o êxito dessas sugestões de políticas.

Após o cadastro, deverei visitar o local, entrevistar as pessoas, fazer fotos da área, enfim, colher todos os dados que possam facilitar a construção da história de cada área verde reivindicada. A dissertação final ficará à disposição de todos e todas na biblioteca do Prodema, na UFC, e na internet. darei um exemplar para cada movimento social entrevistado.

Aguardo contatos. E desde já lhe agradeço.

---
Comente, participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário