quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Como Explicar sem Ofender

Recebi de um amigo aqui não identificado uma piada sobre traição. Travamos os diálogos a seguir, desvelando os preconceitos presentes em todos nós e nestas piadas inocentes que repetimos nas rodas de conversa e, agora, na internet.

Como Explicar sem Ofender
(Profundo!!!)
Um homem de 85 anos estava fazendo seu check-up anual.
O médico perguntou como ele estava se sentindo:
- Nunca me senti tão bem, estou muito feliz - respondeu o velho.
Minha nova esposa tem 18 anos e está grávida, esperando um filho meu.
Qual a sua opinião a respeito, doutor?
O médico refletiu por um momento e disse:
- Deixe-me contar-lhe uma estória:
Eu conheço um cara que era um caçador fanático,
nunca perdeu uma estação de caça.
Mas um dia, por engano, colocou seu guarda-chuva na mochila em vez da arma....
Quando estava na floresta, repentinamente um URSO apareceu na sua frente.
Ele sacou o guarda-chuva da mochila, apontou para o urso e... BANG............ o urso caiu duro.
- HA! HA! HA! Não é possível - disse o velhinho.
Algum outro caçador deve ter atirado no urso.
- Exatamente !!!
-------
Minha Reação:
Amigo,
Não gostei desta falta de confiança nos velhinhos, preconceito, até. “Magoei”!
Perceba: não era para explicar sem ofender?
Ademir Costa

Resposta do amigo
Ademir,
...rs..Rapaz..rs...não acredito q vc já se considera nesta faixa etária e já está criando movimento em prol da terceira idade...rs(brincadeirinha) e além do mais, vc q sempre anda caminhando não vai passar por isso e esta piada não é de forma generalizada..rs...
Como explicar o problema para o pobre homem?
-------
Minha palavra ao Amigo:
Estamos brincando com as escorregadelas da comunicação. Como você viu, o texto “parece impossível explicar sem ofender” afirma, na prática, que não “parece”, mas “é” impossível... KKK. Dizendo de outro jeito: o texto afirma o que pretende negar. De outra forma: é contraditório. Outro ângulo: seu emissor, suposto homem jovem, não se deu conta de que alguém poderia ofender-se (estou supondo que ele não queria ofender). Mais uma perspectiva: posso concluir que partiu de alguém com preconceito sexista de idade (por sinal, a piada emerge do senso comum, onde tal atitude nem é percebida como preconceito), mas que não queria ofender. Mais uma perspectiva: além de preconceituoso, ele queria ofender mesmo. Todas as alternativas acima valem para um emissor do sexo feminino, mas com postura maxista. Aliás, é relativamente fácil encontrar mulheres com tal pensamento.
Até aqui, falei como comunicador. Até aqui não me identifiquei como velho. Você também diz não me identificar na terceira idade, mas por enquanto não vou analisar seu texto – kkk!!
Espero, com esta resposta, que você conclua que eu freqüentei, não faltei e ainda aprendi muuuito nas aulas de comunicação. Em outras palavras: minha falta de modéstia é lamentável ou meu gosto pela verdade, tão radical que eu me encontro acima dessas vaidades fúteis... kkk.
Fique à vontade para analisar meu texto. (Ôps!?)
Abração, companheiro de luta e de rizadas.
Ademir Costa
---
Caro amigo,

Seus argumentos, do ponto de vista científico, me convenceram..rs..acredito q não tenha faltado às aulas de comunicação...rs..acho q vc deveria estar como palestrante na Conferência das Comunicações q está acontecendo em Brasília..rs..
Todavia, quanto a sua modéstia..rs... não sei...mas... será que não é vaidoso?
Nada melhor do que um amigo da área de comunicação...rs..
Se vc fosse advogado...rs..seria perigoso..rs..
...que tu és vaidoso..rs...
Um grade abraço e obrigado pela explicação.

---
KKK!

É por aí, Amigo.

Você tem razão. Acho que para mim vale aquele dito de que "em terra de cego quem tem um olho é rei". Sou vaidoso, sim, frente ao que consigo ver e o que consegui até aqui, na base do trabalho duro. Ando, porém, me policiando porque, um pouco de "topete" faz a gente se livrar de quem quer por as botas sobre nós, mas é mau gosto e gera até rejeição achar-se sempre "o tal".

Quanto a estar na conferência de minha área, impossível. Não participei de nenhuma etapa. Seria querer ganhar na loteria sem comprar o bilhete! kkk Não participei por opção, não dá para estar em todas: aula, emprego, proparque, amigos, mulher e filhotes são chamados que só faltam rasgar a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário