quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

15 anos do Cedeca Ceará

Sessão solene na Câmara Municipal vai homenagear esta entidade que faz controle social e mobilização pela efetivação dos direitos da criança e do adolescente

Os 15 anos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca Ceará) serão comemorados dia 14 de dezembro de 2009, uma sessão solene no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, às 14h30min. A sessão foi requerida pelo vereador João Alfredo (PSOL). O Cedeca desenvolve trabalho de controle social do Estado e de mobilização em defesa da efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
O Cedeca convida tod@s que acompanham esse trabalho a participar da solenidade e comemorar os 15 anos de luta. Em 2010, estão previstos lançamentos de publicações e debates, encerrando o calendário festivo com a Assembléia de associados no mês de junho.
Antes da sessão solene, várias ações foram realizadas ao longo de 2009, no sentido de pensar a trajetória percorrida ao longo desse tempo, refletir sobre a atuação da organização e compartilhar as conquistas com a equipe, parceiros, associados e a sociedade em geral. A comemoração iniciou no dia 25 de abril, com um almoço após a Assembléia dos Associados. Também foi realizado, no Centro Dragão do Mar, o lançamento de uma campanha nacional contra homicídios de crianças e adolescentes.
Em novembro, uma série de oficinas, conferências, mini-cursos e o lançamento da publicação “Defesa Técnica: o olhar do adolescente sobre o acesso à justiça” foram realizados durante a I Jornada de afirmação dos direitos da criança e do adolescente, marcando os 15 anos do Cedeca Ceará e os 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança.
ORIGEM: Em 1994, nascia o Cedeca Ceará, a partir da mobilização de entidades da sociedade civil cearense, das agências de cooperação, dos/as profissionais e dos movimentos sociais de defesa dos direitos da infância e juventude em Fortaleza. A idéia inicial era atuar no combate à violência contra crianças e adolescentes em situação de rua. Após quinze anos, o Cedeca agregou novos eixos de atuação, utilizando como estratégias a proteção jurídico social, mobilização social e produção de conhecimentos para adifusão de direitos.

Mais informações:
Aline Baima
Jornalista (CE 1702 JP)
Fone: (85)88585903

Nenhum comentário:

Postar um comentário