sábado, 2 de janeiro de 2010

PROJETO RECICLANDO VIDAS E SONHOS

O projeto busca reinserir jovens de Maracanaú

Leia e comente.

Uma iniciativa coordenada pela Fraternidade Companheiros de Emaús, de Maracanaú (CE), resultou no projeto “Reciclando Vidas e Sonhos” que será realizado no período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2010. A proposta busca trabalhar a conscientização para o consumo consciente, a coleta seletiva, a triagem e a reciclagem de materiais doados pela sociedade civil. A prioridade é promover a reinserção social de jovens dependentes químicos como beneficiários diretos, proporcionando consciência ecológica e geração de renda alternativa para os jovens da comunidade.

Patrocinado pelo Banco do Nordeste, o projeto tem parceria com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema-UFC), Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Maracanaú, três empresas, duas escolas municipais, três ONGs, dois condomínios residenciais de Maracanaú e mais 50 jovens participantes do Programa Jovem Aprendiz do Emaús.

Num primeiro momento, o projeto ensejará o treinamento dos jovens envolvidos, bem como a construção de um galpão industrial medindo 12,60m X 26,30m, onde funcionará a Unidade de Triagem e Reciclagem do material coletado das empresas e residências. A unidade produtiva tem ainda o propósito de propiciar a profissionalização e ampliar a capacidade produtiva, fornecendo condições de auto-sustentação financeira e manutenção de atividades, bem como absorver os jovens assistidos pela instituição.

A segunda fase do projeto proporcionará, mediante oficinas, divulgação de informação e cursos, como educação socioambiental, com o intuito de atender jovens das escolas públicas, envolver parceiros locais, promovendo enriquecimento cultural e qualidade de vida.

----------------------------------------------------------------------------------

Fonte: BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A.
Ambiente de Comunicação Social, Fortaleza (CE), 31 de dezembro de 2009 -
(85) 3299.3149

Participe do Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Edição 2009.
R$ 126 mil em prêmios para profissionais e estudantes. Matérias publicadas até 31.12.2009. Inscrições até 08/01/2010. Para maiores informações acesse: www.bnb.gov.br

Envie seu comentário.

Um comentário:

  1. Essa inciativa da ONG Fraternidade Companheiros de Emaús em Maracanaú merece todo o apoio da sociedade.Através dessa iniciativa, seguramente haverá a transformação social de muitos jovens e consequentemente do nosso meio ambiente através do projeto proposto.

    ResponderExcluir