sábado, 30 de janeiro de 2010

COMPROMISSO COM OS CATADORES








A situação desumana dos catadores em Fortaleza











BANCO DO NORDESTE DO BRASIL RENOVA COMPROMISSO COM A REDE DE CATADORES DO CEARÁ

Fortaleza, 29 de janeiro de 2010 – O Banco do Nordeste (BNB) renovou hoje o Termo de Compromisso do Programa Coleta Seletiva Solidária com a Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará. A assinatura foi realizada às 14h, na sede do BNB, no Passaré. Estiveram presentes gestores do Banco, na área de Responsabilidade Socioambiental, e representantes da Rede de Catadores.

A renovação do acordo prevê a continuidade da sistemática das coletas na Direção Geral (Passaré) e nas agências de Fortaleza e Maracanaú até janeiro de 2011, bem como o recolhimento do óleo de cozinha proveniente de doações voluntárias dos colaboradores e do restaurante do Banco. A campanha de arrecadação na Instituição envolve a realização de campanhas para conscientizar e envolver os funcionários.

Segundo a presidenta da Rede de Catadores de Estado do Ceará, Conceição da Silva, que congrega 15 entidades, a renovação do termo de compromisso é fundamental, já que o volume de doações do Banco representa mais da metade do que é arrecadado. “O Banco é o nosso principal parceiro. É uma ajuda necessária, de onde a gente tira nossa renda e faz as reformas dos galpões que alojam os resíduos”, afirmou Conceição da Silva.

Para o gerente em exercício de Responsabilidade Socioambiental do BNB, Francisco de Assis Morais Sobrinho, os benefícios decorrentes do Programa são compartilhados entre a Rede, o Banco e a sociedade em geral. “A gestão de resíduos contribui com a melhoria da qualidade ambiental e com a mudança de cultura das pessoas. Nesse sentido, a postura individual, com a correta destinação de resíduos, é a forma mais efetiva de construção de uma sociedade mais sustentável”, afirmou Sobrinho.

O BNB vem realizando a Coleta Seletiva Solidária desde dezembro de 2007. No ano passado, foram doadas mais de 160 toneladas de resíduos recicláveis por meio do Programa. As doações geraram recursos da ordem de R$ 30 mil, beneficiando diretamente 400 integrantes da Rede.

Em dezembro, a Instituição foi agraciada com o Prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Criado pelo Ministério do Meio Ambiente, a premiação tem a finalidade de reconhecer as melhores iniciativas de órgãos e instituições que contribuam para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável. Com o projeto "Sistema de Gestão Ambiental (SGA) – Coleta Seletiva Solidária", o BNB foi o vencedor na categoria Gestão de Resíduos.

------------------------------------------------------------------------
Fonte:

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A

Ambiente de Comunicação Social

(85) 3299 3149

Nenhum comentário:

Postar um comentário