quarta-feira, 1 de julho de 2009

Morre o Líder Alfredo Tapeba

Por Ricardo Weibe Nascimento Costa
weibetapeba@yahoo.com.br

É com muita tristeza que comunico a morte do Líder Alfredo Caetano da Costa. Alfredo Tapeba, liderança da Aldeia Lameirão era uma das lideranças mais ativas de nosso povo. Na última sexta-feira ele junto ao colegiado de lideranças Tapeba e representantes da Associação dos Índios Tapeba - ACITA, representantes da FUNAI/BSB, Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte - DNIT, CDPDH e da Empresa Ecology discutiamos o projeto de duplicação da BR 222. O empreendimento que corta nossa terra indígena foi pauco de sua morte. Ontem, por volta das 22 horas, quando ele vinha da aldeia Lagoa I para o Lameirão ele foi colhido por uma combi e morreu no local. Canais de televisão e jornais noticiaram sua morte na manhã de hoje. Vamos entrar com uma representação contra o DNIT responsabilizando o órgão pelo acidente, já que o trecho que corta nossas aldeias não possue sinalização adequada, o acostamento é muito estreito e falta iluminação.
Vale ressaltar que o DNIT solicitou na semana passada um prazo de uma semana para encaminhar o projeto de execução da duplicação para FUNAI. Até então parece, que o projeto não prevê o acesso das comunidades indígenas que já acontece de há várias décadas e que seria impossibilitada pelo empreendimento. Esse é mais um capítulo escrito com sangue de um guerreiro Tapeba que toma vítima do chamado desenvolvimento ou progresso.
De forma emocionada e revoltado
Weibe Tapeba

SOLIDARIEDADE

Weibe, e a todos vocês Povo Tapeba,
nosso grande pesar neste momento de dor e muito sofrimento, pelo falecimento inesperado do Alfredo, respeitável liderança entre vocês, além de modo trágico, em uma situação de total insegurança e desrespeito, diante de um programa que vocês repudiam e recebam nosso profundo pesar pelo sofrimento e dor, diante da inesperada morte da Liderança Alfredo Caetano da Costa, o Alfredo Tapeba, liderança destemida entre vocês todos, principalmente na Comunidade Lameirão,de que fazia parte. É profundamente doloroso este momento, sobretudo quando vocês enfrentam uma luta dificil contra as decisões de programas governamentais, em total desrespeito à realidade de vocês, sem qualquer consulta.
É uma pena que tenha sido exatamente ele, Aldredo, que tenha revelado, com a propria vida, porque vocês discordam da efetivação dessa estrada dentro da terra de suas terras.
Não esmoreçam, continuem firmes e decididos, agora mais do que nunca. Alfredo vai guiar vocês nesse caminho de luta por uma vida digna, sem atropelos e desrespeito.
Um grande abraço para todos,
Maria Amélia
Associação Missão Tremembé

***
Nós da ADELCO lamentamos muito a perda sofrida pelo povo Tapeba, mas do que nunca a etnia Tapeba clama por justiça e esperamos que Alfredo possa se juntar a outros e desde uma dimensão outra transcendente, possa também ajudar esse caminho de justiça.

Soraya

***
Receba minha solidariedade também, Weibe.
Abs. João Alfredo

***
Progresso, desrespeito, morte e fome, fome e morte. Até quando?
Ademir Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário