domingo, 12 de abril de 2009

Índios do Ceará: nossa força é nosso chão

Por: Maria Amélia Leite
























Ademir, Wanda, Daniel, Josael, Dr. João Alfredo, Professor José Bessa, Nino, Ercília, Senhorinha, Gigi, Cristhiam, Amaro, Levi, Jeovah, Max, Isorlanda, Fábio, Edson, Eliene, João Paulo, Alexandre, Rogério, Cordeiro, Arnaldo e os amigos todos, de longe e de perto, conhecidos e desconhecidos, a todos os amigos da primeira hora, vocês nem imaginam o quanto estão contribuindo para reforçar a nossa coragem com essa solidariedade incrivel, que é maior que gentileza !

Agradecida a vocês todos neste momento de dificuldade e insegurança. diante dessa ameaça contida na
Ação Popular contra nós, a Missão e eu, ainda que na minha compreensão, a ameaça maior é sobre os Povos Indigenas e a demarcação de suas terras tradicionais, inclusive a terra dos Tremembé Córrego
João Pereira, localizada no Itarema e Acarau, neste estado. A única terra indigena regularizada e a proposta é exatamente o anúncio da anulação desse ato demarcatório pelo governo federal, e, assim, certamente, o grande plano de fechar o cerco à demarcação das terras indigenas no Ceará.

Hoje à tarde escutei uma entrevista com o Dr. Sérgio Leitão, primeiro advogado dos TAPEBA, atualmente
no GreenPeace e o Deputado Federal Aldo Rebelo (PC do B), sobre a questão da demarcação da terra da Raposa Serra do Sol. E o Dr. Sérgio falou na proposta desse Deputado um Projeto na Câmara Federal, para anulação da decisão do STF, na demarcação contínua dessa terra em Roraima.
É uma ação violenta contra os direitos indígenas, vindo de diversas direções, inclusive ações inconstitucionais. E eu fico pensando que cada dia se revela a necessidade de uma ação conjunta, a partir da nossa fé, da nossa espiritualidade, sobretudo neste tempo da Ressurreição de Jesus, e a partir da espiritualidade indígena, a força dos Encantados de seus ancestrais, poderemos nos fortalecer e superar essa onda de perseguição e maleficios.

Estou desejando muito que o maior número de amigos em Fortaleza participem da NOITE CULTURAL que será realizada no próximo dia 16 deste, a partir das 18:30h, no Centro Cultural Dragão do Mar, parte das comemorações da Semana dos Povos Indigenas, promovida pelo Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos-CDPDH, da Arquidiocese de Fortaleza. Vamos somar forças, abrilhantar essa noite de rituais sagrados dos Povos Indigenas no Ceará, com a nossa solidária presença e muito carinho por esses povos que vêm resistindo secularmente para garantir as suas terras, as suas culturas e as suas vidas.

Vamos, com esse nosso gesto, demonstrar nosso compromisso na defesa intransigente dessa luta comum, aos povos que garantiram para nós, desde tempos imemoriais, a terra em que vivemos, hoje.

O Pajé Luis Caboco, Tremembé de Almofala, nos revela, com a sua sabedoria, o caminho da resistência:

"antes, para nós viver, tivemos que se calar;
hoje, para nós viver, temos que falar".

Leia mais, neste blog:
Agressão na Justiça contra a missionária Maria Amélia e a Missão Tremembé

Nenhum comentário:

Postar um comentário