sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra

Dia 12 último houve em Fortaleza uma reunião sobre a campanha e plebiscito popular pelo limite da propriedade da terra, na Fetraece. É a terceira reunião. Há encaminhamentos interessantes como um dia de formação amanhã, 14, no Centro Pastoral da Arquidiocese, com palestra do filósofo Manfredo Oliveira, pela manhã, e estudos e organização, à tarde.

A Lia (CPT) começou fazendo um resgate dos encaminhamentos e discussões da plenária que houve no dia 05/08. Relatou como nasceu a proposta da campanha, mostraram os materiais que têm, na plenária fizeram trabalhos em grupos por regiões e foi tirado que dia 12/08 (hoje) e dia 30/08 serão os dias de grande mobilização para dar visibilidade à campanha e plebiscito.

Hoje , fruto desse encaminhamento, farão debates na rádio comunitária, entrevistas, jornais...dando visibilidade e esclarecendo duvidas sobre o tema da campanha.

Tiraram também que dia 14 e 15 de agosto teria um fim de semana inteiro de formação para discutirmos somente o grito dos excluidos e a campanha(plebiscito ), mas devido falta de "pernas", garantiremos SOMENTE O DIA 14/08, às 08:30h , no Centro da Pastoral. Nos dois turnos.
Na parte da manhã será com Manfredo Oliveira focando o Grito dos Excluídos. Na parte da tarde será com a Lia (CPT) focando a discussão do Plebiscito, mais precisamente abordando na realidade do Ceará.

A idéia é que consigamos garantir o máximo de gente possível pressa formação, que façamos mobilização entre os estudantes, instituições. Depois passamos para a divisão de tarefas.

Dentre as divisões, destacamos:
1) Secretaria para centralizar todas as discussões
2) Coordenação da Campanha
3) Comunicação
4) Formação.

* Na coordenação ficaram: Pastorais Sociais, CMP, Fetraece, Cáritas, Fórum dos Assentados, CPT, REAJU, MAB e MST (serão consultados) .

Papel da coordenação: integração das instituições, centralizar todas as ações do plebiscito, ver todo o material necessário...

* Comunicação: Cáritas, CME, Universidade (não quer dizer que a Reaju está responsável, mas ficamos de entrar em contato com pessoas ou grupos dos cursos de comunicação da Unifor, UFC e outros que tivermos pra ajudar na mídia , divulgação externa , jornais, canais, rádio comunitária. O DCE, na pessoa do Germano, também ficou de ver isso.)

* Formação: Nessa "comissão" a idéia é que existam pessoas de referência que possam debater sempre que preciso com grupos, escolas, etc, para tirar duvidas e levar todas as informações necessárias sobre a campanha, plebiscito, e fazer um debate mais específico sobre a estrutura agrária do Ceará.

Nesse ponto, ficamos (REAJU) de falar com alguem da AJP, pensamos no Cláudio Silva do MST para ver se ele tem disponibilidade de puxar um debate/formação sobre o tema específico. Daí fazíamos uma mobilização grande pressa discussão. A idéia é que já fosse no dia 23/08 na Faculdade de Direito, às 18h. Nesse sentido, coloquei uma discussão interna do Saju sobre isso, estávamos pensando em fazer essa formação lá na Unifor e chamar um prof. de Direito pra debater mais as implicações jurídicas desse tema, junto também com uma pessoa que tivesse mais à frente da campanha (plebiscito) .

Nesse rumo das formações, o Tiago Moreno (PSOL) disse que segunda-feira próxima, dia 16, haverá uma discussão sobre o tema em questão(limitação da propriedade da terra, plebiscito) na sede do Psol, fruto da agenda da campanha política do partido. Na ocasião, ele estendeu o convite a todos e todas que queiram debater sobre. Será na sede do PSOL, que fica na Av. Imperador, em frente ao colegio São Rafael, às 19h.

Resumo da Ópera:

* dia 14 (sábado): formação no centro das pastorais 08h30, manhã e tarde
* dia 16 (segunda): na sede do Psol, às 19h
* dia 23 (segunda): a idéia é que seja na faculdade de direito da UFC, às 18h.

Ficamos com a responsabilidade de fazermos as devidas mobilizações para esses encontros.


* SECRETARIA: estamos precisando de pessoas para ficar em um turno na secretaria da campanha estadual, a ideia é que essa secretaria funcione com mais força na semana seguinte ao plebiscito, a partir do dia 07/09 ao dia 23/09, prazo final para as devidas contagens e finalizações das coisas mais burocráticas. Na verdade quem puder ficar os dias que quiser e puder é bem-vindo(a). Até agora quem se colocou foram duas pessoas. Ficamos de ver se algum estudante tem disponibilidade.

*Nos interiores estão acontecendo diversas reuniões, mobilizações dos comitês discutindo a campanha, fazendo contatos com outras instituições, organizações, para somar forças.

* Reaju ficou de ver com a RENAP/CE se esta tem interesse/disponibilidade de se somar na campanha. Parece que a RENAP/NACIONAL já está.

* Ficamos de falar com o PAJE pra ver se eles estão inseridos nessa campanha. Caso não, ver como podem agregar!

PRÓXIMA REUNIÃO:

DIA 18/08, ÀS 10H DA MANHÃ, NA FETRAECE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário