sábado, 28 de agosto de 2010

O Automóvel é Nosso Presente de Grego

O capitalismo atual organizou a economia baseada fundamentalmente na obtenção de lucro da fabricação de veículos de transporte individual: o automóvel. E isso trouxe, como contradição, que as grandes cidades se transformassem em infernos. Aumentou o aquecimento global e alterou o clima, pelo funcionamento dos motores e consumo de combustíveis de origem fóssil.

ENERGIA RENOVÁVEL? E não há como mover o 1,2 bilhões de automóveis existentes no mundo com energias renováveis da agricultura. Se quiséssemos substituir apenas 10% da gasolina utilizada para mover os automóveis por combustiveis de origem vegetal, precisaríamos de uma área agrícola equivalente a três planetas para cultivar. Portanto, o problema não é apenas o combustível, é a forma de transporte individual que está inviabilizada e precisa urgentemente ser substituída por formas coletivas. A contradição é tão grande, que usamos energia para mover um automóvel que pesa mil quilos, para que ele carregue uma pessoa apenas, que pesa 80 quilos!

Fonte: Assembleia Popular, Coordenação dos Movimentos Sociais - CMP, Via Campesina e campanha da ALBA. Cartilha “Para debater a Crise”. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário