sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Argumentos para Bicicletários em Estádios

Recebi esta comunicação e a socializo, excluindo o nome do autor, por considerar relevantes os argumentos usados para justificar este equipamento em estádios.

Prezado Senhor,

Fiquei muito feliz de saber que o arquiteto responsável pelo projeto de reforma do Estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza, concordou com a idéia de incluir um bicicletário no referido equipamento. (...) A inclusão de medidas dessa natureza faz parte do marketing da Copa do Mundo de 2014.

Ademais, todos os que estudam esse assunto sabem que, em qualquer parte do mundo, não é a existência de ciclovias que explica o fenômeno do uso da bicicleta, mas sim as vantagens e conveniências desse veículo para a economia individual e coletiva, a saúde e o meio ambiente. A legislação de trânsito no Brasil define que apenas o pedestre tem maior prioridade que o ciclista no uso do sistema viário. Logo, não há porque esperar que seja construídas ciclovias para se conceder maior segurança e conforto aos usuários da bicicleta. Nem se pode desconhecer que existem cerca de 70 milhões desses veículos em nosso país.(...)

(...) Milhares de aficcionados por futebol, a exemplo de trabalhadores da construção civil e da indústria em geral, são tradicionais usuários da bicicleta e só não a levam aos estádios porque não têm onde guardá-la com segurança.

Para a inclusão de tal equipamento no projeto do PV não necessita de muito espaço (basta apenas suprimir algumas vagas para automóveis). Em cada vaga de autos se acomodam facilmente dez bicicletas, isso sem o uso do espaço vertical. Poder-se-ía pensar, por exemplo, numa edificação de estrutura leve, se preciso com mais de um pavimento (com rampa de acesso), para a guarda de centenas, talvez milhares de bicicletas. E ainda assim, penso que seria interessante já pensar na modularidade para futuras ampliações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário