sábado, 28 de agosto de 2010

Comunidade Raízes da Praia ocupa a Habitafor


A Comunidade Raízes da Praia ocupou, na manhã de 25 de agosto, a sede da Fundação Habitacional de Fortaleza, Habitafor, a fim de reivindicar o pagamento do terreno ao proprietário e um indicativo para o início das obras de construção das habitações populares.

A ocupação de terra foi realizada no dia 03/07/2009, na Praia do Futuro, em Fortaleza (Ceará), pelo MCP – Movimento dos Conselhos Populares (Regional Praia), e desde então 80 famílias vivem em condições precárias e à mercê do descaso por parte da prefeitura.

Segundo Tainara da Costa, moradora da comunidade, há um ano acumulam-se reuniões e a promessa é sempre a mesma: o pagamento do terreno na semana seguinte. Para Ângela de Sousa, também da comunidade, “a prefeitura promete pagar o terreno e fazer as casas pelo projeto Minha casa, Minha vida, mas a comunidade não quer a casa pelo Minha casa, Minha vida, porque a gente vai ter que pagar. Se a gente pudesse pagar, a gente estava pagando aluguel, né?”. É o mesmo pensamento de Tainara, que se a luta pela moradia fosse pelo modelo do projeto do Governo, “a gente tinha vindo aqui [Habitafor] se inscrever e esperar (…), mas não podemos pagar”.

O terreno ocupado tem 8 lotes, sendo 4 do Grupo Otoch e o restante de outros proprietários. Até o momento só está sendo negociado o pagamento do terreno do referido grupo, entretanto tanto a comunidade quanto o Habitafor afirmam que não é possível construir 80 habitações populares em apenas 4 lotes, mesmo que sejam construídas com térreo e três andares.

O Habitafor ficou de enviar a ordem de pagamento para a procuradoria ainda hoje. Uma equipe técnica da prefeitura vai na comunidade fazer uma análise dos outros lotes e localizar os proprietários para dar continuidade ao processo de desapropriação. Segunda-feira (30/8) um arquiteto da prefeitura irá na Raízes da Praia debater o projeto Minha Casa, Minha Vida.

Mais informações:
http://www.caldeirao.org.br/comunidade-raizes-da-praia-ocupa-habitafor/

Fonte: E-mail de Philipe Ribeiro , de 25 de agosto de 2010, 18:01, para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário