quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Ambientalista Sofre Ameaça de Morte

Prezados Amigos e Amigas da Mídia,
Ambientalistas,
Ativistas de Direitos Humanos e
Redes de ONG,

Há mais de 10 anos a STVBrasil – Sociedade Terra Viva – atua na defesa dos direitos humanos e do meio ambiente no Estado do Rio Grande do Norte. Teve sua origem na luta em defesa do Rio Mipibu e da Mata Ciliar da Bica, localizados na cidade de São José de Mipibu, RN, Brasil.

Nestes anos de luta tivemos confrontos com muitas empresas e governos para tentar proteger o que de mais valioso tem o nosso Povo, o Rio Mipibu, que abastece de boa água toda a população da cidade.

Através de um programa de rádio Cidadania FM, que vai ao ar todos os domingos, das 10 às 12 horas, a STVBrasil discute com a comunidade os problemas ambientais da cidade.

Nos últimos anos, com a instalação da Indústria de Beneficiamento de Côco – Côco e Cia, uma das maiores poluidoras do Rio Mipibu, cujo proprietário, Ednaldo Barreto, é marido da Secretária Municipal de Meio Ambiente de São José de Mipibu, Magna Barreto, a STVBrasil intensificou sua luta em defesa do Rio. Este esforço valeu a pena, pois conseguiu-se a garantia de retirada da indústria Côco e Cia do centro da cidade, o que se encontra em processo de retirada.

Ocorre que na tarde desta quarta-feira, o ambientalista e apresentador do Programa Cidadania FM foi abordado, no centro da cidade por um irmão do senhor Ednaldo Barreto, proprietário da Indústria Côco e Cia, conhecido pelo nome de José Ivan juntamente com um outro irmão de nome João, ambos aparentemente armados, que sem qualquer motivo aparente passou agredi-lo com palavrões e ameaças como “fale viado, cachorro, para mim acabar com você agora! Se você falar novamente da Côco e Cia no rádio nós vamos dar um jeito em você!”

Mesmo havendo chamado a Polícia Militar durante a cena de violência, na presença de várias pessoas, nenhuma viatura apareceu. Após o incidente, Perceval procurou a delegacia de polícia onde registrou o Boletim de Ocorrência de número 089/08 DP: SJM, datado de 16 de janeiro de 2008.

Na delegacia Perceval pediu segurança ao Delegado, mas foi informado de que não haveria condições de atender o pedido.

Após sair da delegacia de polícia, Perceval Carvalho procurou o Ministério Público local, mas promotora Gerliane Maria não o atendeu e informou que somente atenderia casos urgentes, marcando o atendimento para o próximo dia 22 de janeiro de 2008.

Diante do iminente perigo de morte pelo qual passa o Diretor Executivo da Sociedade Terra Viva, Perceval Carvalho, vimos dar a conhecer dos fatos aos Movimentos Sociais, Mídia e autoridades para que possamos, quem sabe, evitar o assassinato de mais um cidadão brasileiro.

Nesta quinta-feira, Perceval Carvalho, estará tentando uma audiência com o Secretário de Segurança Pública do Estado para buscar a garantia de sua vida.

Neste momento, pedimos aos ativistas do Brasil e do mundo para enviarem esta mensagem ao Secretário de Segurança Carlos Santa Rosa, conforme endereço abaixo, e pedindo providências e garantia de vida para Perceval Carvalho, antes que seja tarde.

São José de Mipibu, 16/01/2008.

Conceição Barbosa
Diretora Administrativa da Sociedade Terra Viva


Contatos:

Perceval Carvalho - Tel: (84) 88258474
STVBrasil - Sociedade Terra Viva
http://www.stvbrasil.oi.com.br/
stvbrasil@hotmail.com

Protestos e E-mails de solidariedade, enviar para:

Carlos Santa Rosa Castin
Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte
Centro Administrativo do Estado - Lagoa Nova
CEP 59064-901 Natal/RN
Tel. (84) 3232-1083 /1083/1082/1084 fax. (84) 3232-1086/1081
E-mail: sesed@rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário