domingo, 18 de novembro de 2007

SEMINÁRIO SOBRE ÁREAS VERDES DE FORTALEZA

O movimento ecológico da cidade sai do torpor, talvez decepcionado com a falta de medidas da Prefeitura de Fortaleza em relação ao meio ambiente.

O movimento ecológico de Fortaleza esboça uma reação ao marasmo e realiza o Seminário Áreas Verdes que vai discutir aspectos socioecológicos e jurídicos dos espaços verdes que a cidade já tem e de outros que precisam ser oficializados, no interesse da coletividade. Será dia 19 de novembro, segunda-feira próxima, das 14 às 18 horas, no auditório Castello Branco, da reitoria da Universidade Federal do Ceará. Dia 3 de dezembro, às 9 horas, haverá audiência pública na Camara Municipal, em defesa das áreas verdes. O Movimento Proparque participa da articulação desses dois momentos, na esperança de que não seja apenas uma manobra politica com olhos voltados para as eleições 2008.

Desde a posse de Luizianne Lins na prefeitura da cidade, o movimento ecológico entrou em hibernação. Seja porque algumas pessoas das entidades foram ocupar cargos na prefeitura, seja porque alguns "deram um tempo", na expectativa de que o poder público municipal mudasse sua postura frente aos problemas ambientais. Há frustração por toda parte: as decisões da prefeitura no licenciamento de obras são tão predatórias quanto antes. Parece que os ambientalistas no poder não têm poder. As entidades fora do poder correram à cata de verbas, para a realização de algo aqui, outra coisinha acolá. O Movimento Proparque prosseguiu nas reivindicações pelo Parque Ecológico Rio Branco. Com a autorização da Torre Empresarial às margens do Rio Cocó, reativou-se o Movimento SOS Cocó, porém sem a força dos anos 1970.

O seminário de amanhã é uma realização da Jornada em Defesa das Áreas Verdes de Fortaleza, da qual fazem parte o Instituto Brasil Verde, a Frente Popular Ecológica de Fortaleza, o Instituto Ambiental Viramundo, o Movimento Proparque (Joaquim Távora), o Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa, o Movimento de Revitalização do Pólo de Lazer da Sargento Hermínio, o Movimento SOS Cocó, a Associação Comunitária Delmiro Gouveia e o Movimento Pró-Parque Lagoa de Itaperaoba (Serrinha).

Mais informações, 9917.8560; inscrições: www.brasilverde.org.br/areasverdes

Programação:

14h - AberturaApresentação do seminário e Exposição sobre a situação atual das áreas verdes de Fortaleza
14:40 - Painel 1 - Áreas Verdes: Aspectos Sócio-ecológicosPalestrantes: • Vanda Claudino Sales - Geógrafa; mestra em geografia Física pela Universidade de São Paulo; doutora em Geografia pela Université Paris-Sorbonne, França; pós-doutora em Geomorfologia Costeira pela University of South Florida, EUA; Professora do Departamento de Geografia da UFC. • João Alfredo - Advogado; mestre em direito público pela Universidade Federal do Ceará; professor de direito ambiental na Fa7; consultor do Greenpeace.
15:20 - Debate do painel
15:50 - Intervalo
16:00 - Painel 2 - Áreas Verdes: Aspectos do Direito Ambiental e UrbanísticoPalestrantes:• Alessander Sales - Procurador da República no Ceará; mestre em direito constitucional pela Unifor; professor de direito constitucional e processo constitucional na Unifor. • Jacqueline Faustino - Promotora titular da 4a Promotoria de Justiça Criminal de Fortaleza; especialista em Direito Ambiental pela UECE e Escola Superior do Ministério Público; integrante da comissão de defesa do meio ambiente em Guaramiranga.
16:40 - Debate do painel
17:00 - Debate sobre articulação dos movimentos pró-áreas verdes e novas atividades a serem realizadas
18h - EncerramentoCoquetel e Lançamento do cordel sobre o Pulmão Verde do Siqueira, de autoria de Manoel Geraldo de Lima, o Jota.

Audiência Pública:

Uma audiência pública sobre as áreas verdes de Fortaleza será realizada dia 3 de dezembro, na Câmara Municipal de Fortaleza, iniciativa do vereador José Maria Pontes, a pedido das entidades da Jornada em Defesa das Áreas Verdes.
Mais informações: 3278.3148

Jornalista Ademir Costa
Movimento Proparque - 99949052, res.: 3254.1203; Trb: 3299.3737

Nenhum comentário:

Postar um comentário