quarta-feira, 24 de março de 2010

Entidades de Iguatu Repudiam a Tortura

Recebi e me solidarizo com as vítimas e com a população de Iguatu. Peço a você, leitor(a), que divulgue esta

NOTA DE REPÚDIO

“TORTURAS NUNCA MAIS”

Depois de um longo processo histórico de massacres e resistências de índios, negros, pobres, trabalhadores(as) e mulheres, a sociedade civil brasileira, por meio de suas organizações, afirmou-se como protagonista dos rumos de nossa Pátria, construindo ferramentas democráticas e com participação ativa no controle das políticas públicas, na luta contra a corrupção, na proposição de leis que favoreçam o bem comum, na mobilização popular pelos direitos humanos, sociais, civis e ambientais, consolidando, assim, o Estado Democrático de Direito.

Por tudo isso, lamentamos profundamente a onda de violência e desrespeito à Dignidade Humana, praticada contra os direitos civis da liberdade de expressão e do direito da população à informação, que vem se desencadeando nos últimos tempos no município de Iguatu, iniciada por meio de uma forma de violência verbal já presente em alguns veículos de comunicação.

Assim é que, na madrugada de 12 de fevereiro cinco jovens foram seqüestrados em Iguatu, mantidos em cárcere privado, espancados, humilhados e submetidos a métodos cruéis de tortura física e psicológica, num espetáculo animalesco que representa um verdadeiro atentado à Dignidade da Pessoa Humana. Estes fatos estão registrados no processo Nº 202-28.2010.8.06.0181/0, que se encontra no Tribunal de Justiça do Estado.

Não bastasse a gravidade e a natureza hedionda dos crimes praticados, o que por si só é motivo de revolta e indignação de toda a população do Iguatu e da região, a motivação destes crimes, cometidos com o objetivo de silenciar, reprimir o exercício da liberdade de expressão e direito à informação, e a relação institucional entre os supostos autores materiais destas barbaridades e a esfera do Poder Político, representam um imenso retrocesso histórico e político e elevam de importância este caso, a exigir uma repulsa de toda a sociedade.

Conclamamos a sociedade em geral a levantar, no seu coração, a bandeira da solidariedade, da justiça e da paz, e repudiar com veemência estas práticas arbitrárias de violência e terror contra a população, que vem espalhando medo e insegurança na comunidade Iguatuense.

Faz-se necessária uma enérgica mobilização de todos/todas para que cobremos das autoridades constituídas, Ministério Público e Poder Judiciário, uma apuração efetiva e célere acerca destes fatos lamentáveis apontando e punindo os seus autores, executores e eventuais mandantes, para que possamos reafirmar sempre: TORTURA, NUNCA MAIS!

Que se faça justiça para que haja a paz! E cessem a violência e a impunidade!

COMISSÃO PROVISÓRIA JUSTIÇA E PAZ DOM OSCAR ROMERO/DIOCESE DE IGUATU; ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – OAB SUBSEEÇÃO DE IGUATU, ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES DE IGUATU – AMI, FUND. DE APOIO AOS JOVENS DE IGUATU – FAJI, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, ROTARY CLUBE DE IGUATU, SIND.NACIONAL DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO FEDERAL- SINASEFE IGUATU, SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS, ASSOCIAÇÃO DOS ATINGIDOS DE IGUATU, ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES E PROFISSIONAIS DA GAMELEIRA, SINDICATO DOS BANCÁRIOS, CÃMARA DOS DIRIGENTES LOGISTAS DE IGUATU- CDL, ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DO FOMENTO IGUATU, SINDIELETRO, SINDSAÚDE – IGUATU, ENTIDADES QUE COMPÕEM O FÓRUM MICRORREGIONAL PELA VIDA NO SEMIÁRIDO: COMISSÃO PASTORAL DA TERRA DIOCESANA – CPT, SIND. DOS TRAB. DO SERV. PÚB. FEDERAL NO EST. DO CEARÁ – SINTSEF IGUATU, INSTITUTO ELO AMIGO, CÁRITAS DIOCESANA DE IGUATU, CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS/ANTONIO CONSELHEIRO – SENADOR POMPEU, PASTORAL DA CRIANÇA, COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE – CEBEs, ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES DE SÃO PEDRO – AMUSP, FUNDAÇÃO SÃO JOSÉ – SABOEIRO, FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE PEDRA BRANCA E ENTIDADES COMUNITÁRIAS – FATEC, SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE PEDRA BRANCA, REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ – RECID/CE, CRÍTICA RADICAL.

Um comentário:

  1. Sem dúvida que sempre que seguimos um blog ou somos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

    Doutra feita, CONVIDO VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir