sexta-feira, 6 de abril de 2012

Um Projeto para São Luis: 3º Texto


José Lemos*.

Nos dois últimos sábados apresentei algumas sugestões para reflexão dos leitores deste jornal acerca de idéias que formei e que, na minha modesta avaliação, poderiam ser analisadas com o objetivo de construir planos para tornar a nossa capital mais humana. Este é ano de eleição de prefeito da capital e precisamos construir uma agenda de debates acerca do presente e do futuro da nossa cidade, de uma forma participativa. O faço na honrosa condição de cidadão maranhense, que viveu parte da vida nessa cidade e que tem vínculos fortes com ela porque, além do umbigo estar enterrado nas suas imediações (está na Baixada Ocidental), tem parentes e pessoas a quem dedica muita afeição. Não apenas por isso que ouso expor as idéias. Acho ser obrigação de quem tem o privilegio de desfrutar de um espaço formador de opinião, utilizá-lo em beneficio de uma boa causa, como esta.
Eu havia sugerido a implantação de metrô de superfície em São Luis, aproveitando o leito da antiga RFFSA, chegando até Bacabeira, Santa Rita e Miranda. Nas grandes cidades o transporte coletivo de massas é a solução mais buscada. Em nossa terra não pode ser diferente. Uma linha de metrô, com trens circulando numa freqüência compatível com o tamanho da população urbana, desafogará bastante o transito da cidade. A transferência da Estação Rodoviária para Bacabeira ou para Santa Rita, interligada à rede ferroviária, tira os ônibus intermunicipais e interestaduais de circulação de São Luis e ainda estimula negócios numa daquelas cidades, no comércio, hotelaria, gerando empregos fora da capital.
A construção de um amplo terminal de descarga em Miranda, onde deixariam as suas cargas para serem transportadas por um comboio específico para a função, com freqüência compatível com o fluxo de chegada, daria uma folga ao cinturão de saída da capital, que precisa ser urgentemente duplicado, ao menos até aquele município. De quebra, reduziria o número de acidentes numa das áreas mais perigosas do estado.
Sabemos que isso iria de encontro aos interesses particulares de empresários do setor de ônibus urbanos. Mas os interesses da população estão acima dos negócios de quem quer que seja. Eles, os proprietários das empresas de ônibus urbanos, poderiam construir sociedades e viabilizar os investimentos para a construção do metrô em parceria com o setor publico, e se credenciariam para explorar a linha por um prazo definido, que poderia ser renegociado. O que não pode é a cidade ficar engessada e a sua população imobilizada ou com dificuldade de deslocamento para o trabalho ou para o lazer.
Também sugerimos a construção de “alças de escapamento” nos viadutos da Cohama e da Cohab, acabando de vez com aquelas preferenciais que causam estrangulamento no trânsito de São Luís em qualquer hora do dia. Mas as alternativas vão bem mais além. São Luis é uma cidade que não tem áreas de lazer, não tem espaço para se fazer caminhada, correr, andar de bicicleta. Os pedestres não encontram espaço para se deslocarem, pois as calçadas estão sempre lotadas de carros ou se transformam em extensões de bares. Tem de ser feito um projeto de ordenamento urbano.
Sinto falta em São Luís de um Jardim Botânico, ou um Bosque em que as pessoas possam ir para namorar, jogar conversa fora, caminhar, correr, contemplar a natureza. Eu, quando estou em São Luís, dou as minhas corridas nas imediações da reserva do Itapiracó. Pensei que para ali poderia ser feito um projeto de Jardim Botânico. Há professores dos cursos de Agronomia e de Biologia da Uema e da UFMA que poderiam ser requisitados para opinarem, fazerem um projeto de implantação de um equipamento desses.
Um bosque, ou um Jardim Botânico, é também um espaço de difusão do saber. Onde os estudantes dos cursos de Agronomia e Biologia, orientados por professores, poderiam catalogar e identificar todo o acervo vivo que se encontra por ali. Seria um espaço de troca de conhecimento com o prazer de desfrutar de ar livre e de odor de natureza. Um ambiente de pesquisa, de lazer. Lúdico, para onde todos iriam com segurança.
Há ainda o que restou da reserva do “Rangedor” que também poderia ser outro espaço para construir algo assim. Como a Assembléia Legislativa está instalada ali, poderia partir dos deputados uma proposta para construção de um espaço assim, espécie de extensão da Casa do Povo. Eles estariam trazendo as pessoas para perto, sobretudo os jovens. Um público irreverente e que se deleita em ambientes onde exercitem a inteligência.
Ficam as sugestões de quem não tem qualquer pretensão, a não ser aquela de exercitar a cidadania e de poder, ao menos, contribuir para o debate. Se o conjunto de sugestões que eu fiz, contiverem algum sentido prático, já estarei satisfeito.
====================

*Professor Associado III na Universidade Federal do Ceará. Escreve aos sábados para O Imparcial. Publicado aqui mediante autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário