segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Prossegue a Semana Dom Hélder Câmara

Prossegue amanhã, dia 29/09/09, a Semana D. Hélder Câmara, em Fortaleza. O objetivo é chamar a atenção dos fortalezenses para a figura do bispo nascido no Ceará. A ideia é atrair sobretudo os mais jovens para que conheçam e passem a apreciar o significado humanista e cristão do grande sacerdote católico.


A semana começou dia 26 com a apresentação do filme "Dom Helder, o Santo Rebelde", no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A Semana dom Helder Camara tem por objetivo celebrar os 100 anos de nascimento do bispo que era natural de Fortaleza.

A programação, que segue até dia 2 de outubro, está a cargo de um grupo formado por profissionais de várias áreas, que busca resgatar o legado e a importância daquele bispo para as questões sociais no Brasil e no mundo. Um deles, Carlo Tursi, explica que a semana terá entre terça, 29, e quinta-feira, 1º de outubro, um ciclo de conferências no Colégio Santo Tomás de Aquino, e na sexta-feira, 2, a caminhada "Ai de mim se eu me calar!", que vai percorrer o centro comercial de Fortaleza. Com exceção do filme, a participação em todos os demais eventos da programação é gratuita.

As conferências serão ministradas sempre às 19 horas, no colégio Santo Tomás de Aquino, à rua Mário Mamede, 750, no Bairro de Fátima, ao lado da Igreja de Fátima. Na primeira, na terça-feira 29, o padre e amigo colaborar de dom Helder, João Pubben, de Recife, falará sobre Dom Helder e a espiritualidade do conflito. Na quarta-feira, 30, o tema A repressão do pensamento teológico na Igreja de hoje, será enfocado na exposição da teóloga e escritora Ivone Gebara, de Camaragibe, Pernambuco.

Na quinta-feira, 1º, o conferencista Reginaldo Veloso, também de Recife, irá expor o tema Bispos para a Igreja ou bispos para o mundo?. Veloso é presbítero das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), pastoralista e compositor litúrgico.

Dentro da programação, também na quinta-feira, o bispo emérito da diocese de Nova Friburgo (Rio de Janeiro), dom Clemente Isnard, fará palestra e o lançamento do seu livro A experiência ensina o bispo.

Na sexta-feira, a caminhada Ai de mim se eu me calar!, programada para percorrer a área central de Fortaleza, terá a concentração inicial às 15 horas, na Praça do Carmo.

Carlo Tursi observa que o grupo de cristãos engajado na organização da semana pretende destacar uma série de questões que dom Helder colocava em evidência, de modo a sensibilizar a sociedade para conhecer a obra de dom Helder ao denunciar injustiças. ``Queremos mobilizar sobretudo os jovens para que saibam da história desse grande humanista do Brasil``, afirma.


PROGRAMAÇÃO

CICLO DE CONFERÊNCIAS
Local: Colégio Santo Tomás de Aquino
Rua Mário Mamede, 750, atrás do Santuário de Fátima
Horário: 19 horas

TERÇA-FEIRA
29/9 - Dom Helder e a espiritualidade do conflito
Conferencista: João Pubben, de Recife (padre e amigo colaborar de dom Helder)

QUARTA-FEIRA
30/9 - A represssão ao pensamento teológico na igreja de hoje
Conferencista: Ivone Gebara, de Camaragibe-Pernambuco (teóloga feminista e escritora)

QUINTA-FEIRA
1º/10 - Bispos para a Igreja ou bispos para o mundo?
Conferencista: Reginaldo Veloso, de Recife (presbítero das CEBs, pastoralista, compositor litúrgico). Lançamento do livro A Experiência ensina o bispo, de autoria de dom Clemente Isnard

SEXTA-FEIRA - 2/10
CAMINHADA: Ai de mim se eu me calar!. Participantes seguirão pelo centro comercial de Fortaleza. Concentração a partir das 15 horas na praça do Carmo.

(Fonte: Jornal O Povo, 26.09.09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário