domingo, 23 de agosto de 2009

Solidariedade à Profa. Vanda Claudino Sales

Professores da Universidade Federal do Ceará e Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência Manifestam-se Solidários à Profa. Vanda Claudino Sales, contra quem foi instaurado processo no Crea-Ce. Tudo porque a professora emitiu parecer favorável à preservação da dunas do Ceará em processo legislativo na câmara municipal de Fortaleza para a criação da Area de Relevante Interesse Ambiental Dunas do Cocó. As conversas reproduzidas a seguir dão ideia do caso.

Queridos e queridas colegas ambientalistas e professores:

Hoje é um (mais um) dia histórico!! Hoje, dia 23 de agosto de 2009, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará - ADUFC e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC somam-se, de público, à causa da defesa das dunas do Cocó, exalando compromisso com a causa ambiental em geral, em defesa da qualidade de vida dos fortalezenses e da preservação do meio ambiente! Para além, as duas entidades vêm dar um apoio público fundamental, ABSOLUTAMENTE EMOCIONANTE E CONFORTADOR, para
um membro das casas que vem exercendo o seu dever e o seu direito de, enquanto servidor público federal (portanto, "funcionário da sociedade, à serviço da sociedade'), tranferir conhecimentos que foram sendo acumulados ao longo do tempo pelo suporte dessa sociedade para o uso, o usufruto e o desenvolvimento do bem comum! Essa atitude tem implicações muito maiores do que a importantíssima questão pontual que estamos vivenciando (defesa das dunas do Cocó, defesa do direito de um professor universitário de se pronunciar em tema de sua especialidade), pois reafirma, de maneira inequívoca, o papel da universidade na vida social, e a necessidade de preservação ambiental para a construção de uma vida mais digna. Tenho
certeza que tod@s vocês, ao lerem o jornal O POVO de hoje, na página quatro do caderno de política (vejam arquivo em anexo), sentirão, igualmente, a emoção que sinto nesse instante!

Assim, digo em meu nome, e, tenho certeza, em nome de tod@s nós, ambientalistas e professores, que dedicamos parte da nossa energia produtiva nessas causas: OBRIGADA, ADUFC E SBPC! PARABÉNS, ADUFC E SBPC!

Convido a tod@s a darem a divulgação que o caso merece, nas listas de e-mails, através de contatos da mídia, na conversa com amigos: as boas atitudes precisam, precisam, precisam ser alardeadas!!

Grande abraço a tod@s, bom domingo!

Vanda Claudino Sales

Vanda, Dr. João Alfredo, Nayana, e amigos nesta luta,

que boa notícia! É maravilha mesmo!
Tenho acompanhado as mensagens todas referentes à liminar vitoriosa, a partir da Ação proposta pelo Vereador Carlos Mesquita. E, como outros já avaliaram, não parece algo somente desse Vereador, que a gente já sabe como se comporta. Mais dias, menos dias, vai ser revelado o que e quem mais estão por trás.

Gostei muito das buscas na internet, sobre situações judiciais semelhantes e os encaminhamentos já inclusive, vitoriosos. É um possivel caminho. Fiquei imaginando se não seria bom escutar a opinião do Dr.Dalmo Dalari, já que o Dr.João encontra-se em São Paulo.

Um abraço e até à VITÓRIA!

Maria Amelia

Minha querida Vanda, isto é muito bom, tanto para sua defesa, quanto
para a defesa ARIE do Cocó.
Um abraço,
Fatinha Carvalho

Que boa notícia Profª Vanda,

Parabéns a você também, pelo belíssimo trabalho em prol do meio ambiente como um todo. E, em especial a ADUFC E A SPBC, que a meu ver ja era para ter comprado essa briga, pois, acredito que ambas estão a serviço do povo e das questões ambientais.
Mais uma vitória para todos nós!

Um abração!
João Luís
Cumbe - Aracati

Excelente, Vanda!
Esta é a universidade que conheci ainda em tempos da ditadura e admirei por sua resistência! Esta é a Adufc que se posicionou do lado da sociedade ao ser criada como Andes e que mereceu a adesão e o apoio da juventude! Estes são os professores realmente sacerdotes (no dizer de Rui Barbosa), por serem pontes -- pontífices -- entre a ignorância e o saber, entre a treva e a luz, "funcionários da sociedade, a
serviço da sociedade"!

Em contraposição, que tristeza ver um vereador, em tese "representante do povo", colocar-se a serviço de oligopólios, isto é, "de poucos", em detrimento "da coletividade" (Art. 225 da Constituição de 1988). E o Crea? Não deveria agir no interesse dessa mesma coletividade? O Crea é obrigado a receber e levar adiante este tipo de representação? (Não sei como funciona o Crea, daí minhas perguntas, pois gostaria de ser esclarecido. Em outras palavras: uma representação em princípio
desarrazoada deve ser levada adiante pelo Crea?)

Apesar do lado de decepção, proponho nos determos no lado luminoso: alegria pelas entidades que assumem seu papel realmente republicano! Neste país, "a coisa pública" tem sido tão colocada de lado que precisamos, como pede Vanda, publicizar o que de ético ocorre. É ético o que promove o que é de todos.

Um ecoabraço luminoso.

Ademir Costa
Jornalista/Movimento Proparque

Nenhum comentário:

Postar um comentário