sábado, 7 de fevereiro de 2009

Seminário discute convivência com o semiárido cearense

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Nordeste 1, realiza o Seminário “Vida Sustentável no Semiárido Cearense”, de 12 a 14 de fevereiro de 2009, no Auditório Celso Furtado, no Centro Administrativo do Banco do Nordeste bairro Passaré em Fortaleza-CE. O seminário tem por tema "Ceará: vida com dignidade" e como lema, “Levanta-te e anda” (Jo 5,8). O Regional Nordeste 1 reúne as dioceses do Estado do Ceará.
Participarão do seminário cerca de 300 representantes das dioceses, de órgãos governamentais, de movimentos de trabalhadores rurais e de ongs que trabalham no semiárido cearense aplicando tecnologias apropriadas. “A Coordenação do evento busca um trabalho articulado com os bispos e coordenadores das Dioceses e Arquidiocese, favorecendo que a visão das bases seja levada ao Seminário”, diz o documento-base.
O objetivo do seminário é pensar a convivência do homem com o meio ambiente no semiárido cearense, focando as discussões nas boas experiências realizadas no Estado com apoio da Igreja, poder público e iniciativas populares; buscando analisar as políticas públicas em relação às pessoas que vivem e trabalham no semiárido, identificar os pontos críticos e as propostas de solução para os problemas deste povo.
O convite do seminário é para ver, julgar e propor ações para o enfrentamento dos frequentes desafios e reconhecimento das conquistas históricas referentes à convivência com o semiárido, sempre buscando a melhoria das condições da sua população dentro do princípio de harmonia da vida, respeitados homem e natureza, que é um patrimônio de Deus para usufruto de todas as gerações, sempre a serviço de todos os seus filhos.
A idéia do seminário partiu da Comissão Episcopal para o Semiárido e foi prontamente aprovada pelo conjunto dos bispos do Regional Nordeste 1, dentro do entendimento de que a Igreja tem uma grande responsabilidade social, considerando que sua ação pastoral está profundamente ligada à realidade do homem e do meio onde vive.
“A ação profética no seu sentido mais profundo, não se esgota no profetismo que denuncia, mas que também orienta e age, fala e vive no momento presente apontando para o futuro” afirma o documento preparatório do seminário. O texto é fruto do trabalho da comissão preparatória, presida por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, presidente do Regional NE1 e coordenada por Dom Benedito Francisco Albuquerque, bispo resignatário de Itapipoca e membro da Comissão Episcopal para o Semiárido, que vem trabalhando na organização do evento desde o segundo semestre do ano passado, e está movimentando as dioceses cearenses para participação no evento que deve aprofundar as discussões sobre convivência com o semiárido, não apenas com foco no clima, mas em toda a vida no semiárido.

Resultados Esperados.
A CNBB pretende que o assunto seja focado não apenas durante o evento e pelos envolvidos, mas que toda a sociedade cearense se debruce sobre o tema para conhecer melhor não apenas os problemas, mas a própria estrutura do semiárido e suas peculiaridades. Só assim, entende a comissão, será possível para a sociedade compreender a dimensão da política de convivência com a realidade climática no trinômio “água-solo-vegetação”, considerando que não é apenas o regime climático, como toda a situação de intensidade e periodicidade das chuvas; sol e índices de evaporação, que fazem a realidade no semiárido nordestino. Além disso, o patrimônio cultural e social do nosso povo também precisa ser respeitado neste debate.
Este será o terceiro seminário de uma série de iniciativas em que a CNBB coloca em foco as políticas públicas e a convivência com o semiárido. Entretanto, é a primeira vez que o Ceará – cujo território tem mais de 80% no semiárido – é o centro da discussão. Os debates e conclusões dos outros dois eventos serão postos nos grupos temáticos que, além das representações diocesanas e pastorais, contarão com convidados ligados a instituições públicas e não-governamentais que têm ações ligadas ao semiárido cearense. (Veja quadro)
Grupos Temáticos

1.Educação Contextualizada
Moderadores:Sandra Bandeira/SDA e Maria das Dores Feitosa (Dorinha)/INCRA
2.Renovação da Pastoral Social para Promoção Humana Integral
Moderadores: CARITAS e CPT
3.A ética na Política e a questão do Semiárido
Moderadores: Hugo Rodrigues/COGERH e Alexandre Aragão/MPPU
4.As Políticas Públicas e a produção no Semiárido Cearense
Moderadores: Felipe Pinheiro/ASA e Magno Candido/UFC
5.Estratégias de Organização e participação social
Moderadores: Elza Franco Braga/UFC, Alessandro Nunes/CÁRITAS CEARÁ e Emanuel Barreto/FETRAECE

Mais informações:
•no blog www.diocesedeiapipoca.org.br/semiárido
•na CNBB 3252.4046, e-mail cnbbne1@veloxmail.com.br ou seminário.ce@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário