sexta-feira, 22 de maio de 2009

“Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”

SEDH lança em Fortaleza a campanha “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) lança no próximo sábado (23), às 20h, no Teatro Celina Queiroz, em Fortaleza (CE), a campanha “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. O evento faz parte da mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio. Na ocasião, será lançado o documentário “Cinderelas, lobos e um príncipe encantado”, do cineasta Joel Zito Araújo. O evento é aberto para convidados.

A campanha é nacional e também esteve presente em Recife, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Belém. O objetivo da mobilização é aproximar a população na luta contra a violência sexual de meninas e meninos. Por isso, toda população é convidada a assumir sua responsabilização na causa. “A sociedade brasileira não tolera mais a violência sexual contra crianças e adolescentes, que até então era banalizada em nosso país. O silêncio começa a ser rompido na medida em que todos se sentem como responsáveis por enfrentar essa situação”, ressalta Leila Paiva, coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da SEDH.

O símbolo da campanha desse ano é uma flor, que lembra os desenhos da primeira infância. “A flor representa o cuidado que temos que ter com nossas crianças e adolescentes, para que elas não sejam vítimas do abuso e da exploração sexual. Essa tem que ser uma missão de todos, por isso um símbolo que a população pode adotar”, explica Leila Paiva.

A campanha é uma ação da SEDH do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O Fórum Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual e a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) são entidades parceiras nessa mobilização.

Como denunciar - As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no conselho tutelar mais próximo, para o Disque Denúncia Nacional (Disque 100) ou para o Disque Direitos Criança e Adolescente (0800-285-0880), que atende as demandas de Fortaleza.

Desde que o Governo Federal implantou o Disque 100, em 2003, os números de atendimentos e denúncias recebidas aumentam a cada ano. Enquanto em 2003 o serviço recebeu 4.494 denúncias, em 2008 esse número chegou a 32.588, com uma média diária de 89. Em seis anos, são mais de 95 mil denúncias e 2,2 milhões de ligações atendidas – entre elas dúvidas e sugestões.

Em Fortaleza, a população conta com o Disque Direitos Criança e Adolescente (DDCA) há um ano. De maio de 2008 a março de 2009, foram recebidas 2.636 denúncias. Dessas, 217 eram relacionadas a crimes sexuais contra crianças e adolescentes, sendo que 94 foram de abuso sexual; 70 de exploração sexual e 53 de violência sexual (quando o denunciante não deixa claro, na ligação, qual o tipo de crime sexual cometido).

SERVIÇO
Lançamento da campanha “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” e exibição do filme Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado
Data: 23/05/2009
Local: Teatro Celina Queiroz – Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz
Horário: 20h

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Funci (3101-7679), com Mônica Mourão (8814-8091) e Thiago Mendes (8885-3818).

Nenhum comentário:

Postar um comentário