domingo, 17 de maio de 2009

Homenagem a D. Aloísio Lorscheider

Fortaleza inaugurou dia 17 de maio de 2009 uma estátua de seu mais importante arcebispo no século XX: cardeal Aloísio Lorscheider. Na frente da 'Igreja Redonda" na Parquelândia. Seu ex-bispo auxiliar, Dom Manuel Edmilson da Cruz, disse tratar-se de uma "homenagem além-fronteiras, que transcende Fortaleza. Pe. Geovane Saraiva, o pároco, falou da coincidência com a data em que a liturgia exalta o mandamento do amor, do qual Aloísio foi exímio seguidor. Pe. Haroldo Coelho destacou que Pe. Geovane, qual o Aleijadinho a colocar Profetas do Antigo Testamento ao redor da matriz de Congonhas (MG), hoje coloca Profetas do Novo Testamento como D. Helder Câmara e D. Aloísio ao redor da matriz da Parquelândia.

Falou também Iânua Pinheiro, que por 15 anos foi secretária do ex-arcebispo. Emocionada, citou o quanto ficou tocada pelo fato de D. Aloísio ter acompanhado pessoalmente os presos que o sequestraram visitando-os e ouvindo-os no hospital, e suas famílias, ajudando-as com o conforto e até financeiramente. Ao que D. Edmilton fez questão de ressaltar: "Em nenhum momento os presidiários quiseram matar Dom aloísio. Isso ficou bem claro. Mas naquelas circunstâncias em que se encontravam, até poderiam matá-lo. Ameaçaram para conseguir o que queriam. Chegaram a dizer que, se não fossem atendidos em 30 minutos, haveria um churrasco. Ou seja: um de nós morreria, mas não disseram que seria D. Aloísio. Digo isso para que a verdade fique clara com todos os seus matizes. Se não é verdade o que se diz, não tem valor". Foram emocionantes estes depoimentos, feitos já no altar, no início da missa.

Na oportunidade, Pe. Geovane Saraiva lançou o livro de sua autoria A Ternura de um Pastor, o Cardeal Lorscheider, com 228 páginas, da Editora Caligráfica. Os dois eventos foram prestigiados por grande número de fiéis, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB local) e imprensa. Algumas autoridades foram representadas ou mandaram mensagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário