segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"DEUS QUER, MAS DEPENDE DE NÓS!"

Amigos e amigas,

Já é bem a quarta vez que recebo uma mensagem com o assunto "quando Deus quer, não tem jeito". Semelhante a ela, recebi inúmeras outras. Gosto do lado positivo, pra cima, destas mensagens.

Há um lado, porém, que considero negativo: é o da promessa. Sempre prometem algo melhor que ocorrerá instantaneamente se eu repassar para mais tantas pessoas. Ora, se algo é bom, por que não repasso simplesmente porque é bom? Por que eu tenho de vislumbrar a possibilidade de ganhar algo para levar uma mensagem boa a alguém? Por que o bem que em faria eu só farei se tiver uma espécie de pagamento?

Há outro lado nada bom nesta mensagem: ela diz que "quando Deus quer, não tem jeito". Primeiro, Deus é autoritário, tirano. Depois, ela transfere para Deus a responsabilidade por tudo o que é ruim. A pessoa humana fica reduzida a vítima indefesa, inerte, sem poder para nada. Percebem? Se "quando Deus quer, não tem jeito", conclusão: tudo o que está ruim no mundo é porque Deus quer assim, ele ainda não quis que mudasse. Será? Se assim é, esse deus é Deus mesmo? Sei não...

Olhem, com todo respeito por tod@s e cada um de vocês, vou dar minha opinião: acho que Deus só quer o bem e o bom. Se algo não está bom, o culpado está mais embaixo. Aliás, minha fé me diz que Deus só faz o bem e só quer o que é bom. Se algo está errado e muita coisa está errada mesmo, isso depende é de nós homens e mulheres. Aquela música do programa infantil diz isso com profundidade: "Depende de nós" "se o palhaço será engraçado", "se este mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito, se a vida sobreviverá".

Longe de mim a intenção de impor meu pensamento. Mas pense! Gosto de como cantou o maluco beleza: "Queira! (Queira!), basta ser sincero e desejar profundo. Você será capaz de sacudir o mundo. Vai! Tente outra vez!" Em outras palavras: se você quiser "sacudir o mundo" para ele ser melhor, sua ação e o querer de Deus transformarão nosso mundo. Ele ajuda, mas não nos substitui. Insistir que ele nos substitui me parece magia e "estou fora" da atitude mágica. Esta é a minha convicção e estou trabalhando esta ideia com outras pessoas no Movimento Proparque. Se você quiser juntar-se a nós, fale comigo. Caso não queira, ainda assim podemos continuar "amigos para sempre".

Nenhum comentário:

Postar um comentário