

Ademir, Wanda, Daniel, Josael, Dr. João Alfredo, Professor José Bessa, Nino, Ercília, Senhorinha, Gigi, Cristhiam, Amaro, Levi, Jeovah, Max, Isorlanda, Fábio, Edson, Eliene, João Paulo, Alexandre, Rogério, Cordeiro, Arnaldo e os amigos todos, de longe e de perto, conhecidos e desconhecidos, a todos os amigos da primeira hora, vocês nem imaginam o quanto estão contribuindo para reforçar a nossa coragem com essa solidariedade incrivel, que é maior que gentileza !
Agradecida a vocês todos neste momento de dificuldade e insegurança. diante dessa ameaça contida na
Ação Popular contra nós, a Missão e eu, ainda que na minha compreensão, a ameaça maior é sobre os Povos Indigenas e a demarcação de suas terras tradicionais, inclusive a terra dos Tremembé Córrego
João Pereira, localizada no Itarema e Acarau, neste estado. A única terra indigena regularizada e a proposta é exatamente o anúncio da anulação desse ato demarcatório pelo governo federal, e, assim, certamente, o grande plano de fechar o cerco à demarcação das terras indigenas no Ceará.
Hoje à tarde escutei uma entrevista com o Dr. Sérgio Leitão, primeiro advogado dos TAPEBA, atualmente
no GreenPeace e o Deputado Federal Aldo Rebelo (PC do B), sobre a questão da demarcação da terra da Raposa Serra do Sol. E o Dr. Sérgio falou na proposta desse Deputado um Projeto na Câmara Federal, para anulação da decisão do STF, na demarcação contínua dessa terra em Roraima.
É uma ação violenta contra os direitos indígenas, vindo de diversas direções, inclusive ações inconstitucionais. E eu fico pensando que cada dia se revela a necessidade de uma ação conjunta, a partir da nossa fé, da nossa espiritualidade, sobretudo neste tempo da Ressurreição de Jesus, e a partir da espiritualidade indígena, a força dos Encantados de seus ancestrais, poderemos nos fortalecer e superar essa onda de perseguição e maleficios.
Estou desejando muito que o maior número de amigos em Fortaleza participem da NOITE CULTURAL que será realizada no próximo dia 16 deste, a partir das 18:30h, no Centro Cultural Dragão do Mar, parte das comemorações da Semana dos Povos Indigenas, promovida pelo Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos-CDPDH, da Arquidiocese de Fortaleza. Vamos somar forças, abrilhantar essa noite de rituais sagrados dos Povos Indigenas no Ceará, com a nossa solidária presença e muito carinho por esses povos que vêm resistindo secularmente para garantir as suas terras, as suas culturas e as suas vidas.
Vamos, com esse nosso gesto, demonstrar nosso compromisso na defesa intransigente dessa luta comum, aos povos que garantiram para nós, desde tempos imemoriais, a terra em que vivemos, hoje.
O Pajé Luis Caboco, Tremembé de Almofala, nos revela, com a sua sabedoria, o caminho da resistência:
"antes, para nós viver, tivemos que se calar;
hoje, para nós viver, temos que falar".
Leia mais, neste blog:
Agressão na Justiça contra a missionária Maria Amélia e a Missão Tremembé
Nenhum comentário:
Postar um comentário